Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cursos 4 estrelas da UFPA - Guia do Estudante Abril/2018
Início do conteúdo da página

Proeg debate avaliação dos cursos de graduação no Seminário Enade 2019

Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 14h53 | Última atualização em Quarta, 10 de Julho de 2019, 11h41 | Acessos: 241

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Pará (Proeg/UFPA) realizará, no dia 2 de julho, o Seminário Enade/2019. A conferência visa proporcionar um momento de discussão sobre a avaliação dos cursos de graduação, com ênfase no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), e o seu reflexo nos indicadores dos cursos de graduação da UFPA. O evento será no auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no Campus Básico, e começará às 8h30.

“O seminário é importante porque permite à comunidade acadêmica, especialmente aos alunos e aos docentes dos cursos que participarão do Enade 2019, refletir sobre a qualidade dos cursos de graduação da UFPA e sobre os aspectos envolvidos na avaliação realizada pelo MEC. Será o momento de receber orientações sobre os aspectos operacionais do Enade/2019 e pensar estratégias de sensibilização para o envolvimento da comunidade para a participação com qualidade no Enade, que irá se refletir diretamente na nota do curso”, explica a coordenadora de Avaliação e Desempenho de Cursos/Proeg, professora Fátima Matos.

O evento é voltado a diretores de institutos e faculdades, coordenadores de campi, coordenadores de curso, secretários acadêmicos, docentes, técnicos da UFPA e estudantes que realizarão a prova do Enade em 2019. Não é necessário realizar inscrição.

Em 2019, serão avaliados os estudantes dos cursos de Bacharelado em Agronomia, Zootecnia, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia; Engenharias e Arquitetura e Urbanismo; e os cursos superiores de Tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.

Programação (Folder) – O evento iniciará às 8h30, com a mesa de abertura. Logo após, ocorrerão três palestras, de 45 minutos cada uma, com os temas “Avaliação e autoavaliação nos cursos de graduação”, “Aspectos operacionais do Enade/2019” e “Sensibilização para o Enade/2019”.

Enade 2019 – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo avaliar a qualidade dos cursos de Ensino Superior, de acordo com as pontuações dos estudantes ingressantes e concluintes. Estudantes concluintes dos cursos avaliados devem fazer a prova, para ter o direito de receber o diploma.

As inscrições para o Enade serão feitas pelo coordenador do curso avaliado, entre 1º de julho e 11 de agosto. Os estudantes, entretanto, devem preencher o cadastro de informações pessoais entre os dias 1º de julho e 21 de novembro. O Enade irá ocorrer no dia 24 de novembro.

Serviço:
Seminário Enade/2019
Data: 2 de julho
Hora: às 8h30
Local: Auditório Arlindo Pinto (ICB)

Materiais de Apresentação:

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução /Google 

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página