Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Traduções

ptzh-CNenfrdeitjarues

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ações Afirmativas
Início do conteúdo da página

Ações Afirmativas

Published: Tuesday, 16 March 2021 16:36 | Hits: 9849

A Assessoria de Diversidade e Inclusão Social (ADIS) é uma assessoria vinculada diretamente à Reitoria, responsável pelo planejamento, pela coordenação, pela definição, pela implementação e pelo acompanhamento de políticas referentes às ações afirmativas com atuação integrada com as diversas Unidades da UFPA. Foi instituída por meio da resolução nº 758 de 20 de outubro de 2017, no contexto de inserção de políticas afirmativas na Universidade, iniciadas com as políticas de cotas universitárias no início dos anos 2000 e, desde então, vem desenvolvendo, coordenando e acompanhando políticas relativas às suas coordenadorias. São elas: Coordenadoria de Relações Diversidade Étnico-Racial, Coordenadoria de Diversidade de Gênero e de Orientação Sexual e Coordenadoria de Diversidade Cultural.

As atividades da ADIS se iniciam em razão da necessidade de promover a igualdade e valorizar esses grupos que, no dia a dia, têm seus direitos violados, sobretudo, dentro do ambiente universitário da UFPA.

A ADIS é responsável pelo planejamento, coordenação, definição, implementação e acompanhamento de políticas referentes às ações afirmativas com atuação integrada com as diversas Unidades da UFPA. E também atua como uma acolhedora de indivíduos que sofrem qualquer tipo de discriminação dentro do território da Universidade, especialmente aos estudantes.

A ADIS tem como competências, elaborar, propor, coordenar, implementar e acompanhar as políticas de ações afirmativas, no âmbito da UFPA; assim como a execução de programas e projetos. Além disto, propõe também apoiar demandas provenientes de órgãos de representatividade de grupos sociais os quais, em decorrência de discriminações, tornaram-se vulneráveis, bem como utilizar-se de mecanismos específicos para o acesso e permanência na UFPA (graduação e pós) destes grupos. 

Os contatos da ADIS estão disponíveis aqui 

 

Lei de Cotas 

Fim do conteúdo da página