Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Traduções

ptzh-CNenfrdeitjarues

Opções de acessibilidade

Página inicial > Notícias > Mudança no atendimento de usuários dos sistemas da PROEG
Início do conteúdo da página

CONDICap se reúne na UFPA para debater ações de formação de professores

Published: Tuesday, 28 November 2023 13:59 | Hits: 188

21.12.2023 Plenárias dos dirigentes de colégios de aplicação Foto Alexandre de Moraes

A Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA) sediou a 3ª Plenária do Conselho Nacional de Dirigentes de Colégios de Aplicação das Instituições Federais de Ensino Superior (CONDICap). O encontro encerrou o ciclo de reuniões ordinárias de 2023 e discutiu questões referentes ao funcionamento dessas instituições federais, assim como o debate e o planejamento de programas e ações de formação de professores no âmbito da Rede Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica. O Conselho reúne os dirigentes dos 24 Colégios e Escolas de Aplicação do Brasil.

21.12.2023 Plenárias dos dirigentes de colégios de aplicação Foto Alexandre de Moraes 139A solenidade de abertura do evento contou com a presença da pró-reitora de Ensino de Graduação, Loiane Prado Verbicaro; do diretor e da diretora-adjunta da Escola de Aplicação da UFPA, Edilson Neri Junior e Luiza Helena de Oliveira Pires; da presidente do CONDICap, Maristela de Oliveira Mosca; da vice-presidente do CONDICap,  Fátima Galvão; e da secretária-geral do Condicap, Juliane La Banca. 

Estas reuniões do Conselho promovem o fortalecimento dos Colégios de Aplicação como um campo de ensino e extensão e, especialmente, como um campo primeiro e privilegiado da formação docente. São dias em que conseguimos debater sobre essas questões, sobre os nossos avanços na negociação com o governo, nas relações orçamentárias, nas relações de projetos interinstitucionais, entre outras temáticas”, avaliou a presidente do Conselho, Maristela Mosca. 

Egressa da Escola de Aplicação da UFPA, a pró-reitora de Ensino de Graduação recordou com carinho da sua experiência formativa na instituição.  “Eu me sinto especialmente feliz e em casa, aqui. As Escolas de Aplicação trazem uma importante contribuição para a sociedade em termos de formação, de tal modo que repercute, sobremaneira, na formação superior”, avaliou Loiane Verbicaro. 

21.12.2023 Plenárias dos dirigentes de colégios de aplicação Foto Alexandre de Moraes 127A reunião deliberativa foi precedida por uma ação de conscientização ambiental. Os dirigentes presentes foram convidados por estudantes das séries iniciais do ensino fundamental a realizarem o plantio de 25 mudas de espécies ornamentais nativas, 24 representando os Colégios e Escolas de Aplicação de todo o país e a última representando a UFPA.

“O encontro foi muito positivo, pois, além de apresentarmos os resultados das ações realizadas pelo Condicap ao longo do ano, debatemos temas importantes relacionados a questões de orçamento dos Colégios e Escolas de Aplicação, a políticas de acesso e permanência de estudantes, assim como definimos a agenda de mobilização junto ao Ministério da Educação para o próximo ano”, ressaltou  Edilson Neri Junior, diretor da Escola de Aplicação.

O evento foi realizado nos dias 21 e 22 de novembro, e esta foi a segunda vez que o encontro foi realizado na capital paraense. 

Texto: Edmê Gomes - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página