Página inicial > Notícias > Resultado dos alunos classificados edital Nº 03/2018 ANDIFES

UFPA faz chamada pública de estudantes com vaga a prescrever

Published: Monday, 03 April 2023 16:07 | Hits: 5829

A Universidade Federal do Pará publicou, nesta segunda-feira, 3 de abril, uma convocação de discentes em situação de vaga a prescrever, ou seja, que já ultrapassaram o tempo máximo de conclusão de seus cursos. Ao todo, são 1.466 estudantes que precisam comparecer às suas faculdades para manifestar interesse em concluir a graduação e apresentar documentação para análise da sua situação. O prazo para comparecimento é o dia 20 de abril.

O chamamento para prescrição de vagas (jubilamento) é feito anualmente pela Universidade, mas, desde 2020, foi interrompido em decorrência da pandemia de covid-19. O retorno da convocação em 2023 tem um diferencial, como explica a pró-reitora de Ensino de Graduação, Loiane Prado Verbicaro: “Com a covid-19, não consideramos os anos de 2020 e 2021 na contagem do tempo máximo de graduação. Assim, somamos dois anos ao prazo normal de prescrição, atendendo à Resolução UFPA N.º 5332/2020. A intenção é que todas(os) possam concluir seus cursos. No entanto os prazos devem ser cumpridos, pois, logo após, a UFPA iniciará as análises para a ocupação das vagas remanescentes, para que outras pessoas possam também acessar a universidade pública”.

Terão essa oportunidade os(as) estudantes que ultrapassaram o tempo máximo de integralização. Para fazer a solicitação de prazo, a(o) estudante convocada(o) deve procurar a direção da sua faculdade ou escola para ser informada(o) sobre sua situação acadêmica e orientada(o) quanto aos procedimentos a serem adotados para a conclusão do curso.

Os casos serão avaliados individualmente, por comissões internas dos cursos, com base na Instrução Normativa n. 02/2023, da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. Se o caso for deferido, será elaborado um planejamento das atividades curriculares a serem desenvolvidas pela(o) discente e esta(e) precisará assinar um termo de compromisso para cumprimento das atividades previstas no período adicional concedido.

Quem não comparecer à convocação no prazo estabelecido terá sua vaga prescrita (será jubilado) a partir do dia 22 de abril de 2023.

Sobre a prescrição - O Regulamento de Graduação da UFPA determina que as(os) alunas(os) que ultrapassarem o tempo máximo de graduação (tempo de curso, mais 50%) perderão o direito à vaga e serão jubilados. A chamada pública oferece uma última oportunidade de completarem o percurso curricular, sob pena de terem que ser jubilados com a perda da vaga para abertura de espaço para novos ingressantes.

A relação completa das(os) estudantes convocadas(os) para conclusão de seus cursos está disponível na página do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos.

Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.