Página inicial > Notícias > Capacitação ENADE 2018

Edital Nº 04/2022 - PIBID/UFPA

Published: Monday, 23 May 2022 20:01 | Hits: 2147

A Universidade Federal do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) e da Diretoria de Apoio a Docentes e Discentes (DADD) torna público o edital de seleção de propostas de subprojetos que irão compor o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) edição 2022/2023. As inscrições devem ser realizadas até o dia 31 de maio.

Para a inscrição de subprojetos e/ou núcleos para compor o Pibid, é necessário o preenchimento do formulário de inscrição e o envio dos seguintes documentos: a) proposta de subprojeto, em acordo com o edital nº 23/2022 da CAPES (anexo I); b) Cópia do currículo do Coordenador do Subprojeto cadastrado na Plataforma Capes de Educação Básica; c) Planilha de pontuação do corpo do docente envolvido na proposta  (anexo II); e d) Atas de aprovação do subprojeto pelas subunidades responsáveis pelos cursos de licenciatura que compõe o subprojeto.

Cabe observar que a ata poderá ser substituída por Ad referendum expedido pelo(s) representante(s) da(a) subunidade(s) que ofertam os cursos, ficando obrigado o coordenador de área, a encaminhar a aprovação definitiva pelo conselho da Faculdade em até 30 dias.

Neste edital, podem compor subprojetos as seguintes áreas de iniciação à docência: Arte, Biologia, Ciências, Ciências Agrárias, Computação, Educação Especial, Educação Física, Ensino Religioso, Filosofia, Física, Geografia, História, Libras, Língua Alemã, Língua Francesa, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia ou, ainda, cursos de Pedagogia, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Educação Escolar Quilombola e Licenciatura Intercultural Indígena.

Os resultados finais serão divulgados em 06 de junho e outras informações sobre inscrições, processo de seleção e classificação podem ser encontradas no edital.

Quaisquer dúvidas ou esclarecimentos adicionais deverão ser encaminhados ao e-mail institucional do PIBID/UFPA (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.).

Pibid
O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes, na primeira metade do curso de licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.

Conheça o Pibid.

Confira:

Formulário para submissão das propostas

Edital PROEG - 04/2022

Edital PROEG - 04/2022 - Anexo I