Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Proeg divulga pesquisa sobre vício alimentar em estudantes universitários durante apandemia de covid-19.
Início do conteúdo da página

Programa de Residência Pedagógica - E-books

Publicado: Quarta, 13 de Janeiro de 2021, 11h24 | Última atualização em Quinta, 14 de Janeiro de 2021, 11h39 | Acessos: 36

O Programa de Residência Pedagógica, uma das ações da Capes que integra a Política Nacional de Formação de Professores, foi instituído pela Portaria Nº 38, de 28 de fevereiro de 2018, com o objetivo de induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

O Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Pará (PRP/CAPES/UFPA), teve sua primeira versão desenvolvida de agosto de 2018 a fevereiro de 2020, com o objetivo de contribuir na formação docente dos(as) alunos/as dos cursos de licenciatura da Instituição, além de fortalecer o vínculo entre a escola básica e a Universidade, com ações e estratégias que envolveram docentes e discentes dos nossos cursos e das escolas de Educação Básica das redes públicas estadual e municipais. Os resultados obtidos foram extremamente interessantes, provocativos e com desdobramentos para pesquisas e estudos. As ações e estratégias desenvolvidas nas escolas de educação básica, como parte do desenvolvimento do PRP/CAPES/UFPA, causaram grande impacto não somente nas escolas básicas, mas também no âmbito universitário, visto que essa vivência prática, representada por dezoito meses de imersão nas escolas de educação básica, contribuiu para a revisão de práticas docentes, projetos pedagógicos e para as pesquisas no campo educacional.

Como forma de compartilhar os conhecimentos gerados a partir dessa experiência, foram organizados três livros, todos constituídos por produções textuais de residentes (discentes da UFPA), preceptores (docentes da Educação Básica) e docentes orientadores (docentes da UFPA). O primeiro destes livros, Compêndio de resumos PRP-UFPA, conta com a reunião de resumos de trabalhos. O segundo é intitulado Investigações e reflexões teóricas, em que são apresentadas discussões teóricas acerca do programa, e o terceiro livro, Experiências de ensino e formação, em que são abordadas questões mais práticas, voltadas para o ambiente de sala de aula das escolas que participaram do programa de Residência Pedagógica.

Convidamos a todos que apreciem a leitura dos e-books que estão disponibilizados na página da Pró-Reitoria de ensino de graduação da UFPA (proeg.ufpa.br), compartilhando-os com tantos colegas que também podem se beneficiar dos trabalhos desenvolvidos neste Projeto.

 

           Edmar Tavares                                                     Lina Gláucia Dantas Elias

Pró-Reitor de Ensino de Graduação                Diretora de Desenvolvimento de Ensino

 

E-books:

Compêndio de Resumos PRP
PRP na UFPA: Investigações e Reflexões Teóricas
PRP na UFPA: Experiências de Ensino e Formação

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página