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Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (DIQUALE)

Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2017, 10h44 | Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2022, 13h09 | Acessos: 6827

A Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (DIQUALE) é subunidade estratégica da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), da Universidade Federal do Pará (UFPA), com função de promover, em conjunto com outras instâncias da Universidade, tomando a perspectiva de promoção de inovações didático-pedagógico-acadêmicas que qualifiquem o Ensino de Graduação e o de base Técnica e Tecnológica, ações inovadoras, considerando:

1. O campo da gestão acadêmica e administrativa dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado;

2. Práticas didático-pedagógico-educativas inovadoras que fortaleçam políticas afirmativas para diversidade étnico-racial, gênero, orientação sexual, diversidade cultural e inclusão educacional, no interior dos processos de ensino e de aprendizagem;

3. Produção e compartilhamento de metodologias do ensino superior inovadoras e comprometidas com o aprimoramento da formação profissional e dos processos de ensino e de aprendizagem;

4. Espaços formativos inovadores quanto ao processos de (re)construção do conhecimento e da qualificação do Ensino de Graduação e o de base Técnica e Tecnológica;

5. Acompanhamento didático-pedagógico dos cursos de graduação.

Para o desenvolvimento de suas ações, a DIQUALE assume um desenho organizacional traduzido na articulação entre três coordenadorias:

a) Coordenadoria de Projetos Educacionais Inovadores

b) Coordenadoria de processos de gestão acadêmica e administrativa inovadores

c) Coordenadoria de logística acadêmica inovadora, apresentando duas divisões: Divisão Espaço de Ensino Mirante do Rio; Divisão Espaço de Ensino Proeg – Profissional

 

A DIQUALE assume como Visão: Ser reconhecida como espaço de promoção de inovações educacionais e de gestão acadêmica e administrativa voltadas para a qualificação tanto do ensino de graduação como o de base técnica e tecnológica na Universidade, aprimorando a formação profissional e fortalecendo processos formativos inclusivos.

A DIQUALE assume como Missão: Promover práticas inovadoras no campo da gestão acadêmica e administrativa dos cursos de graduação, nos processos de ensino e de aprendizagem voltados para o aprimoramento da formação profissional e de processos formativos comprometidos com a diversidade étnico-racial, gênero, orientação sexual, diversidade cultural e inclusão sócio-educacional.

Inovação e Qualidade do Ensino

As atividades desenvolvidas pela DIQUALE buscam favorecer ações didático-pedagógicas inovadoras que impactem a qualidade do ensino de graduação ou da educação básica, técnica e tecnológica da UFPA. Ações didático-pedagógicas inovadoras compreendem experiências pedagógicas que visam alterar qualitativamente os processos e instrumentos de ensino e de aprendizagem, avaliativos e de acompanhamento pedagógico com potencial para favorecer a permanência e a conclusão com sucesso dos graduandos nos seus cursos, bem como para promover a integração entre diferentes campos de conhecimento, entre teoria e prática e entre saberes tradicionais, científicos e profissionais, por meio da organização de laboratórios de ensino, da proposição de percursos formativos diferenciados e de outras iniciativas que oportunizem aos discentes experiências que promovam a melhoria do seu aproveitamento acadêmico.

A Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino – DIQUALE – atua nos seguintes processos:

1. Elaboração de editais voltados para processos de inovação e qualificação tanto do ensino de graduação como o de base técnica e tecnológica, coordenando a seleção de propostas de programas e projetos nessa perspectiva, assim como realizando o acompanhamento.

2. Coordenação do Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação.

3. Promoção de ações inovadoras no campo do ensino, da gestão acadêmica e administrativa dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado.

4. Contribuição com Práticas didático-pedagógico-educativas inovadoras que fortaleçam políticas afirmativas para diversidade étnico-racial, gênero, orientação sexual, diversidade cultural, inclusão educacional, metodologias inovadoras comprometidas com o aprimoramento da formação profissional e dos processos de ensino e de aprendizagem.

5. Favorecimento de espaços de ensino inovadores quanto aos processos de (re)construção do conhecimento e da qualificação do Ensino de Graduação e o de base Técnica e Tecnológica.

6. Promover ações de acompanhamento didático-pedagógico dos cursos de graduação, em parceria com outras Diretorias da PROEG.

A DIQUALE, em prol do Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação (PGRAD), atua nos seguintes Subprogramas:

  • Subprograma Monitoria (PGRAD-MONITORIA), com o objetivo de consolidar ações de qualificação do ensino de graduação a partir do estímulo à participação de estudantes de graduação no desenvolvimento de atividades acadêmico-pedagógicas regulares, sob orientação de docentes da UFPA.
  • Subprograma de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios de Ensino de Graduação e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPA (PGRAD-LABINFRA), com o objetivo favorecer o processo de expansão e consolidação das ações de reestruturação da infraestrutura laboratorial e demais espaços de atividades práticas dos diversos cursos de graduação e da educação básica, técnica e tecnológica da UFPA, corroborando para os processos de formação acadêmica a partir da inserção dos/das discentes de graduação em Laboratórios/Espaços de atividades práticas, apoiados pelo PGRAD-LABINFRA, como locais destinados a atender, específica e regularmente, o desenvolvimento de atividades práticas/experimentais para turmas de alunos da graduação e da educação básica, técnica e tecnológica da UFPA, não compreendendo laboratórios/espaços de pesquisa ou extensão que atendem, individualmente ou em pequenos grupos, alunos para fins de estágio, iniciação científica, grupos de estudos, atividades extensionistas, elaboração de trabalho de conclusão de curso e outros.
  • Subprograma Gestão de Qualidade (PGRAD- GESTQUALI), coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da UFPA, por meio da Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (DIQUALE), em parceria com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (PROGEP), com a missão de promover mudanças qualitativamente positivas nos fluxos administrativos e acadêmicos do ensino de graduação da Universidade Federal do Pará.
  • Subprograma de Acompanhamento Institucional de Cursos de Graduação da UFPA (PGRAD-ACOMPANHAMENTO), com o objetivo de promover a avaliação, planejamento e monitoramento dos cursos de graduação, com suporte de consultores externos, para estimular a elevação da qualidade do ensino de graduação na UFPA, contribuindo para dar materialidade ao atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/UFPA). O programa não se sobrepõe, nem concorre com outras iniciativas de avaliação e aprimoramento, sejam elas externas (como o ENADE) ou internas (como os processos realizados pela Comissão Própria de Avaliação, CPA). Ele focaliza aspectos relacionados à qualidade da formação oferecida que podem ser preditores do sucesso dos egressos dos cursos em suas atuações posteriores na sociedade.

Acesse as coordenadorias da DIQUALE:

Coordenadoria de Projetos Educacionais Inovadores
Coordenadoria de Processos de Gestão Acadêmica e Administrativa Inovadores
Coordenadoria de Logística Acadêmica Inovadora

Diretor: Prof. Dr. Doriedson Rodrigues

Telefone: (91) 3201-8103

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

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