Página inicial > Notícias > Professores e alunos da Universidade podem avaliar o ensino na Instituição

Professores e alunos da Universidade podem avaliar o ensino na Instituição

Published: Tuesday, 30 January 2018 10:49 | Hits: 2564
imagem sem descrição.

Ajudar a melhorar o ensino na Universidade Federal do Pará (UFPA) agora vai ficar mais fácil. Com o Avalia UFPA, docentes e discentes poderão opinar sobre o ensino na Universidade. A partir de 1º fevereiro, o sistema ficará aberto e, ao realizar a matrícula ou lançar os conceitos, alunos e professores poderão preencher o questionário de avaliação da graduação.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Edmar Costa, explica a importância dessa  avaliação. “Para o estudante, será uma boa oportunidade para fazer sua autoavaliação, avaliar a infraestrutura disponível ao curso durante as aulas e a ação docente, em cada disciplina que cursou. Já o professor avaliará a ação docente em cada disciplina que ministrou, a infraestrutura disponível ao Curso durante as aulas e avaliará cada turma com a qual trabalhou no período letivo.”

O professor Edmar esclarece que, com os resultados do processo avaliativo, será possível identificar os aspectos favoráveis e desfavoráveis à aprendizagem, servindo como consolidação dos pontos fortes e também para a definição de estratégias para superar os pontos fracos do ensino na Universidade.

Posteriormente, os dados também deverão ser analisados de forma qualitativa e quantitativa nos campi e institutos e compete às faculdades discuti-los de forma ampla com os sujeitos da avaliação, verificando soluções possíveis para os problemas apresentados. “Com esse procedimento, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) pretende fortalecer a gestão acadêmica e contribuir com o desenvolvimento do ensino da graduação”, ressalta o pró-reitor.

• Serviço:
    Avalia UFPA
    Período: De 1º de fevereiro a 16 de marco de 2018
    Os questionário de avaliação institucional deve ser respondido por meio do SIGAA.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Oficina de Criação/UFPA